Harbour View

(2011)

 

Este projeto foi realizado durante o Programa de Residência Samband Íslenskra Myndlistarmanna em Reykjavík (Islândia)

/

 

 

       PedroHurpia             ///// Projetos               //// Videos              /// Bio               // Pesquisa               / Info

 

EN | PT

 

Harbour View foi um projeto realizado durante o Programa de Residência SÍM Samband Íslenskra Myndlistarmanna, em Reykjavík (Islândia). A região portuária da capital islandesa serviu de plataforma para este projeto, através do mapeamento de locais pré-determinados e representados pictoricamente durante o período da residência. A instalação resultante foi selecionada no ano seguinte em Belém do Pará no III Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia.

 

"...O artista opta, inicialmente, pela visão distante, de um país distante; visão de satélite sobre a área portuária de Reykjavik, capital da Islândia, a partir do site Panoramio, que permite a localização geográfica. Tudo parece deslocado de uma terra sem identidade, sem memória, sem origem. Porém, há pelo menos dois elementos importantes que norteiam a poética do trabalho: um é a reconstrução plástica, pessoal de um lugar a partir de um mapa de dados disponibilizados numa rede de compartilhamento; o outro é um processo de conhecimento, aproximação mais íntima de um lugar distante que vai sendo remapeado com fotografia, pintura e objeto. A imagem do porto vista por satélite sugere ao artista uma aproximação daquele lugar, cujas paisagens e elementos serão fotografados e pintados para a concepção de um novo mapa marcado agora pela presença do artista na paisagem. É redesenhado um labirinto de pequenas telas, imagens de satélite, fotografias feitas pelo artista, marcadores vermelhos e fios que ligam as imagens. Nesses percursos sugeridos por Hurpia, a materialidade do trabalho inventa um lugar de contínua busca pelo reconhecimento do outro, lugar compartilhado agora pelo espectador. Permanece a ação de distância e aproximação do outro, da terra estrangeira, da paisagem.



* Excerto do texto de Mariano Klautau Filho para o catálogo do III Prêmio Diário Contemporâneode Fotografia, em Belém (Brasil).

 

 


Harbour View
| 2012

Vista parcial da prática em estúdio na

Residência em Seljavegur, Reykjavík

 

 

Harbour View | 2012

 

Vista da instalação

Óleo s/ tela, pigmento mineral s/ papel, linha, tachas de painel,

mapa impresso s/ papel e folha de cortiça

Aprox. 145 x 215 cm

 

 

 

 

 

Trabalho de Campo | escolhendo locais para o projeto

Área portuária (Reykjavík)

 

 

 

 

Prática de estúdio na Residência

Seljavegur (Reykjavík)

 

 

 

Apresentações durante o Programa de Residência

SÌM House / Samband Íslenskra Myndlistarmanna (Reykjavík)

 

 

 

Vista da região portuária do estúdio na

Residência Seljavegur (Reykjavík)

 

 

 

Folheto da Exposição na Galeria SIM House / Samband Íslenskra Myndlistarmanna (Reykjavík)

[Foto: Pedro Hurpia]